A teoria por trás das Escrituras Taoístas
O gong [habilidade] pela Recitação das Escrituras Taoístas
O Gong Taoísta da Manhã e da Noite – As Escrituras Litúrgicas – compõem uma forma de prática para o desenvolvimento dos taoístas que residem em templos e mosteiros. A “liturgia” designa o tema da recitação e do canto. As Escrituras da Manhã e da Noite são recitadas todos os dias, uma de manhã e outra à noite. É preciso entrar na sala principal do templo para cantar estes textos obrigatórios das escrituras.
O conteúdo das Escrituras da Manhã e da Noite de cada linhagem taoísta é idêntico, uma vez que a prioridade é colocada nas escrituras, declarações, encantamentos e assim por diante. Existem pequenas divergências entre diferentes linhagens e escolas, bem como entre diferentes locais e áreas. Mas todos começam com 《o Hino para a Abertura da Escritura》 ou 《a Apologia da Fragrância》e terminam com 《os Doze Votos》 e 《Os Três Refúgios》:
A Escritura da Manhã engloba três partes:
(1) Os Encantamentos da Escritura, tais como 《O Encantamento e Purificação do Espírito do Coração-Mente》
(2) Os Clássicos da Escritura, tais como 《A Escritura da Pureza e da Tranquilidade revelavadas pelo supremo e soberano Lao 》
(3) Os Capítulos das Declarações, tais como 《A Declaração do Tesouro da Clareza de Jade》
A Escritura da Noite contém duas partes principais:
(1) Escrituras, tais como 《A Escritura da Profunda Caverna Misteriosa do Supremo Venerável Numinoso Tesouro da Salvação da Amargura nas Dez Direções》
(2) Declarações, tais como 《A Valiosa Declaração da Mãe da Ursa Maior》
A finalidade de realizar diariamente cerimónias para as Escrituras da Manhã e da Noite em templos e mosteiros Taoístas é desenvolver e assegurar que o “Eu” possa tornar-se uno com a verdade na emulação dos sábios. Outro objetivo é o de cultivar a longevidade ou de prolongar a vida.
No prefácio da Escritura, é declarado que:
“O Livro de Ouro e a Sacola de Jade são o portão para entrar no Tao,
As Valiosas Declarações da Escritura Alquimista são, portanto, o caminho para cultivar a imortalidade.
Depois de chegar a este portão, é possível retornar à fonte da própria natureza do verdadeiro conhecimento.
Por esta via, tem-se a capacidade de refinar um corpo permanente,
É por isso que os ‘Estudiosos da Pena’ [Taoístas] vivem em mosteiros nas florestas densas,
Oferecendo respeitosamente chamas perfumadas [incenso].
viajando e perseverando no desenvolvimento por três mil milhas chinesas,
recitando liturgias nos doze relógios,
sinos ao amanhecer, tambores ao entardecer,
de manhã à noite, prestando tributo aos ritos e rituais,
dia e noite com reverência e sinceridade.“
O povo ancestral disse:
“Se não se mantiver diligentemente a prática da recitação,
como poderia alguém ser sincero para comungar com verdades superiores,
como poderia alguém proteger e promover a Harmonia Primordial?”
A Escritura Taoísta da Manhã é cantada principalmente na hora de ‘Mao’ (4º Ramo Terrestre, 5-7am). Neste período, o Yang Original inicia a ascensão e Qi Yin ainda não se moveu. Alimentos e fluidos ainda não entraram (no corpo), e o Qi e o Sangue ainda não estão em desordem. Com um espírito concentrado (Shen) contemple o Justo. Através da Escritura da Manhã, alcançaremos um estado harmonioso e fluido de Qi e Sangue, consequentemente os vasos, artérias e veias conectarão-se com os orifícios tendo efeitos benéficos para a saúde.
O período de tempo para cantar a Escritura da Noite é principalmente na hora de ‘You’ (10º Ramo Terrestre, 5-7pm). Neste momento, a fadiga das pessoas acumula-se, o Qi Yang diminui, o Qi Yin floresce gradualmente e o Mau Qi desvia-se e serpentendo ao redor. Através da Escritura da Noite, é possível dissipar o cansaço, resolver a inquietação, bem como acalmar a Alma Etérea (Hun) e a Alma Corpórea (Po). Além disso, beneficia a qualidade do sono.
A recitação das escrituras, a meditação sentada e a prática do Gong durante estes tempos especiais possui poderes especiais que entram no corpo humano; Sendo capazes de ajudar o nosso corpo, coração e espírito divino a elevar-se. As escrituras contêm louvores para o Espírito Imortal e Sábios do Céu e da Terra. Além disso, o seu conteúdo inclui mudras, rituais, encantamentos, talismãs, restrições, Qi e artes, aplicando o desenvolvimento das pessoas, métodos de comunicação com deidades celestiais e terrestres e canais mediúnicos. Tudo isto é capaz de aumentar o nosso campo energético e de purificar o corpo, mente e o divino espírito.
As frequências vibratórias das ondas sonoras da recitação das escrituras são capazes de limpar os nossos Cinco Órgãos-Zang e as Seis Visceras-Fu, o nosso Qi e Sangue, os meridianos e os canais, assim como as nossas células. Aumentando as frequências da vibração dos nossos campos energéticos. Portanto, os mestres do passado colocaram grande ênfase na recitação das escrituras. Ao recitar as escrituras, devemos respirar profundamente, a fim de recitar e cantar as escrituras pelo maior tempo possível melhorando a nossa capacidade. Isto aumenta as funções pulmonares e amplifica-lhes a capacidade. Quando ajoelhamos durante a recitação, tornamo-nos capazes de temperar as duas rótulas pós-celestiais formadas e aumentar a força dos nossos joelhos, bem como promover a robustez do Qi verdadeiro da Porta da Vida. Ajoelhar e prostrar em reverência permite-nos refinar a fontanela do crânio pós-celestial e a glândula pineal. Além disso, é benéfico para a circulação de Qi e Sangue no nosso corpo e para abrir a nossa sabedoria. Reconhecer e cantar inteiramente as escrituras de forma sagaz permite-nos obter a misericórdia e dotes dos sábios de altas dimensões, eliminando as aflições cármicas do nosso próprio corpo, repelindo muito dos campos energéticos negativos. Recitar as escrituras tem muitos benefícios para nosso corpo, pelo que aqui, apenas podemos dar uma pequena introdução.
Se alguém conseguir comprometer-se com a maior devoção e sinceridade durante vinte e quatro horas por dia e conseguir avançar vigorosamente e valorizando o progresso sem recuar, como resultado, será possível transcender além dos Três Reinos neste Vida e possuir um corpo físico no mundo mortal. Apesar de viver na poeira, o Próprio (o ‘Self’) poderá deixar a poeira para trás:
“Saindo e entrando no vazio do nada;
Vagueando despreocupadamente em todo o universo;
Não-agindo e sem restrições;
O Coração não contaminado e não manchado;
Unifica-se com o Tao;
Realmente transcendendo os Três Reinos.”
Pode dispor-se de um único pensamento do “Coração do Próprio”, que é a raiz do pó e pisar no caminho do Grande Tao da longa vida universal. Além disso, estaremos a evitar calamidades e a eliminar desastres. Quando rezamos pela boa fortuna, esta chega.
“Sem procurar, não encontrará!
Se houver percepções,
todos os canais de comunicação serão completamente abertos.”
A teoria por trás de escrituras taoístas como o “Tao Te Ching: O Caminho e a Virtude” e os livros selecionados do “Zao Wan Gong Ke: Ritos da Manhã e da Noite” é exposta ao longo de palestras improvisadas do Li Shifu. Sendo traduzidas do chinês para o inglês por instrutores seniores que são fluentes em mandarim e que passaram muitos anos escutando os ensinamentos. A cerimónia, o cantar, o entoar e a percussão das escrituras, também é ensinado em cursos selecionados.
CONTEÚDO:
- Tao Te Ching “Escritura do caminho e da virtude”
- Yin Fu Jing “Escritura dos talismãs escondidos”
- Gong Ke Jing “Escritura da manhã e da noite”
- Huang Ting Jing “Escritura da corte amarela”
- Hunag Di Nei Jing “Clássico de medicina do imperador amarelo”
- Qing Jin Jing “Escritura da pureza e quietude”
- Xin Jing “Sutra do coração”
- Zuo Wan Lun “Sentado no esquecimento”
- Lü Zu Bai Zi Bei “O Poema de cem palavras do mestre Lu”
- Chong Yang Li Jiao Shi Wu Lun “Os 15 discursos do Wang Chun Yang”
- E mais…
para ver as traduções disponíveis, clique aqui
Montanhas de Wudang, Montanha do Cavalo Branco, Templo dos Cinco Imortais
Ano 2016
Num auspicioso dia